Wednesday, March 11, 2015

Canguru Competição de Matemática


3. As Provas
 
3.1 As provas são objetivas (testes) com cinco respostas alternativas, sendo apenas uma a correta.
3.2 Há seis níveis de provas:
nível PE – alunos do 3º e 4º anos do EFI
nível E – alunos do 5º e 6º anos do EFI e EFII, respectivamente
nível B – alunos do 7º e 8º anos do EFII
nível C – alunos do 9º ano do EFII
nível J – alunos da 1ª e 2ª séries do EM
nível S – alunos da 3ª série do EM
3.3 Números de questões: os níveis PE e E têm 24 problemas e os demais níveis têm 30 problemas.
3.4 Duração máxima: 1h 40 min para todos os níveis.
3.5 Organização: As questões estão propostas em ordem de dificuldade crescente (primeiro terço da prova, questões básicas; segundo terço, questões mais exigentes e terceiro terço, questões mais desafiantes ou técnicas). Nos níveis mais elementares, poucos conhecimentos técnicos são exigidos. Nos níveis J e S algum conhecimento técnico é necessário.
3.6 Pontuação: Nos níveis PE e E, as questões de 1 a 8 valem 3 pontos, as questões de 9 a 16 valem 4 pontos e as questões de 17 a 24 valem 5 pontos, totalizando 96 pontos. Nos demais níveis, as questões de 1 a 10 valem 3 pontos, as questões de 11 a 20 valem 4 pontos e as questões de 21 a 30 valem 5 pontos, totalizando 120 pontos. Respostas erradas, rasuradas ou com mais de uma opção são penalizadas. É possível evitar a penalização, conforme instrução abaixo. Para o cálculo final da nota, somam-se pontos para eliminar notas negativas. Veja o item a seguir.
3.7 Cálculo da pontuação final:
· Respostas erradas, rasuradas ou marcadas com mais de uma opção por questão na folha de respostas anulam a questão, além de acarretar um desconto de 25% do valor da questão.
· Questões não respondidas (marca na coluna X) valem 0 ponto. O aluno deve escolher esta opção se não tem certeza da resposta.
· O total de pontos é igual à soma dos pontos obtidos de acordo com as regras acima mais 24 pontos (níveis PE e E) ou 30 pontos (demais níveis).
 
4. Recepção e aplicação da prova
4.1 As provas estarão à disposição das escolas na área reservada do site a partir das 14 horas do dia 16 de março. As provas devem ser baixadas e reproduzidas de acordo com o número de inscritos da escola. As folhas de respostas com instruções também devem ser reproduzidas, uma para cada aluno que irá fazer a prova, de acordo com o seu nível.
4.1.1 Pede-se aos responsáveis pela organização do concurso Canguru que mantenham em sigilo as provas até a data de sua aplicação.
4.2 As provas do CSFB 2015 serão aplicadas no dia 19 de março, quinta-feira, em horário que convenha à escola. Este é o dia mundial de aplicação da prova. Entretanto, a escola poderá aplicar a prova no sábado, dia 21 ou no domingo, dia 22.
4.2.1 Os alunos poderão ficar com as folhas de provas, desde que se comprometam a não divulgar os enunciados pela internet. Veja o item 4.4.
4.3 Os gabaritos (alternativas corretas) serão divulgados somente após encerrado o prazo para as escolas enviarem os dados relativos aos seus alunos.
4.4 É expressamente proibida a divulgação das provas pela escola fora do âmbito escolar (via internet ou outros meios) até o dia 30 de abril de 2015. Essa regra faz parte do acordo internacional do KSF, pois há países que irão aplicar a prova durante o mês de abril. A violação dessa regra pode causar o desligamento do país onde o fato ocorrer.
======================
 
Atenciosamente,
Equipe Canguru de Matemática Brasil

No comments:

Post a Comment